Boa vista, Recife - PE

janeiro 2018 - agosto 2018

praça da soledade

O projeto para a Praça da Soledade, localizada entre Avenida Oliveira Lima, Rua da Soledade e Rua João Fernandes Vieira, aconteceu em uma parceria entre o Massapê, a editora IMEPH e a Secretaria de Inovação Urbana da cidade do Recife, a partir da lei nº 18.280/2016 de adoção de espaços públicos. A área faz parte de um dos limites de uma zona histórica da cidade, cercada por bens tombados como o Palácio da Soledade e a Casa Oliveira Lima. 

Tendo em vista a editora como a adotante da praça, um dos objetivos do projeto foi incentivar à leitura, a partir da criação de espaços de permanência, com mobiliários urbanos convidativos e adequados para leitura e estudo, além de uma estrutura para disponibilizar livros publicamente.

O processo teve início com as etapas de escuta e diagnóstico coletivo, a partir de questionários, entrevistas e painel interativo, para entender melhor sobre as relações das pessoas com o espaço. Com esses dados sistematizados, foi realizada uma ação de ativação urbana para prototipar as soluções pensadas a partir do diagnóstico coletivo. A ativação contou com a construção de mobiliário de permanência e para livros, sinalização ao longo das ruas que cruzam a praça para incentivo à mobilidade a pé e pintura. Esse modelo de ação de urbanismo tático nos dá a oportunidade de construir os protótipos junto à comunidade local e entender, na prática, a relação entre as pessoas e as soluções de projeto, a fim de que o projeto definitivo seja mais condizente com a realidade local. 

 

O projeto ainda não foi construído, mas vocês podem conferir algumas imagens do projeto aqui embaixo :)

Coletivo Massapê | Recife - PE - Brasil

  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now