parque comunitário caranguejo brincante

Comunidade do Bode, Recife | PE

julho 2019

O Parque Caranguejo Brincante nasce do sonho da Livroteca Brincante do Pina, um projeto de inclusão social com foco no incentivo à leitura e integração artística para crianças e jovens da comunidade do Bode, em construir um parklet em frente ao seu prédio. Assim, em uma parceria com O Massapê, a partir de um workshop com moradores da comunidade, voluntários da Livroteca e estudantes de arquitetura, o Parque Caranguejo Brincante foi construído em 2019. O parklet usualmente é uma área contígua às calçadas em que objetiva ocupar uma ou mais vagas de estacionamento de carros com estruturas para construção de espaços de permanência e lazer. Reconhecendo a proximidade da utilização da rua como espaço de circulação pelos pedestres da comunidade do Bode, o parklet foi desenvolvido totalmente aberto para a rua, adaptando a ideia ao contexto local e fomentando a permeabilidade e integração com o entorno existente.

 

O projeto do Parklet Caranguejo adotou como ponto de partida o reconhecimento do morador como modelador do espaço, conferindo lugares que o alicerçam e o fazem perceber-se nele. Assim, a partir da realização de um processo de cocriação e coprodução do espaço, o projeto objetivou impulsionar a participação cidadã no uso, cuidado e gestão dos espaços públicos, despertando o empoderamento da comunidade e o fortalecimento das relações sociais, bem como reverter a lógica de prioridade dos automóveis em relação às pessoas, desenvolvendo um mobiliário urbano multifuncional que exerce uma função social, onde antes era vaga de carro. 

 

O processo aconteceu durante 5 dias, sendo o primeiro dia para a oficina de cocriação que objetivou, a partir de um diagnóstico coletivo, prototipar ideias para o parklet, utilizando a maquete como ferramenta; com um intervalo de 3 dias entre a oficina de cocriação e o primeiro dia de mão na massa, o projeto foi detalhado e validado pelos moradores para os três dias de execução, que aconteceram em modelo de mutirão que contou com a participação dos moradores, voluntários, participantes do workshop e integrantes do Massapê; por fim, o último dia foi a celebração da construção do parklet comunitário com um cortejo literário pela comunidade do Bode. 

 

Os materiais utilizados exploraram as referências simbólicas da comunidade e a intervenção aconteceu em um modelo de mutirão durante três dias, com soluções de baixo custo e participação conjunta: o uso da madeira de manguezal para o pergolado, das conchas de marisco na composição do piso intertravado da Concrepoxi Artefatos, dos cortes em onda nos tampos de mesas e bancos azuis, resgatando a imagem do Rio Capibaribe, fazendo juz a origem ribeirinha da comunidade e ao nome do espaço dado pelos moradores: Parque Caranguejo Brincante.

 

Tendo em vista as crianças como público alvo da Livroteca Brincante do Pina, o mobiliário urbano foi desenvolvido com o intuito de abrigar as mais diversas atividades, adquirindo uma concepção lúdica. O mobiliário surge como dinamizador do espaço, proporcionando novas redes sociais e impulsionando a apropriação do espaço. Nesse sentido, não há uma categorização dos mobiliários, mas cada um assume a função que é dada pelos moradores, comportando diversas possibilidades como: espaços para sentar, de encontros, conversas, leituras, jogos, opções de lazer e manifestações culturais. 

Confere aqui embaixo as fotos de tudo isso :)

Coletivo Massapê | Recife - PE - Brasil

  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now