PRAÇA DA PAZ

meu bairro brincante

Jardim Brasil, Olinda - PE

janeiro 2019 - maio 2019

        Idealizado pelo Massapê, Meu bairro brincante é um projeto sobre criança e cidade. Partindo da prerrogativa de que a criança é um sujeito pleno de direitos e escolhas, as ações objetivam incluir as crianças nos processos de planejamento e construção das nossas cidades. Além de impulsionar o caráter pedagógico dos espaços públicos enquanto espaço de diversidade, encontros e trocas. A presente ação aconteceu em 2019 no bairro de Jardim Brasil, em Olinda, através de um edital financiado pelo Fundo Ciranda, com parceria da Prefeitura de Olinda e das Tintas Coral.

       Praticamente sem iluminação, mobiliário urbano, brinquedo para as crianças e ambientes de sombra, a praça localizada entre as ruas Belo Horizonte e Mato Grosso, em Jardim Brasil (Olinda-PE), estava estava sendo utilizado pelos moradores apenas como passagem de uma rua para a outra entre todos os modais: pedestres, bicicletas, motos, carros e até caminhão. No primeiro dia que fomos lá conhecemos Vera e ela nos contou sobre o sonho de transformar aquele espaço em uma praça viva, colorida e ativa para que todo mundo pudesse usar, principalmente as crianças.

         Assim, partir da realização um processo colaborativo, o projeto objetivou impulsionar a participação cidadã no uso, cuidado e gestão dos espaços públicos, despertando o empoderamento da comunidade e a inclusão das crianças no planejamento e produção das cidades, bem como no uso dos espaços públicos como ambiente de desenvolvimento social para as crianças.

        Conhecer a área da intervenção e seus moradores, pela sua dinâmica de uso e ocupação é o primeiro passo do processo. Assim, a partir de observação, realização de mapeamentos, rodas de conversa e oficinas foi realizado um diagnóstico coletivo sobre a área.

      A partir da sistematização dessas observações e levantamentos, foi possível fazer um estudo preliminar de projeto para área. Utilizamos uma maquete como ferramenta para validação do projeto com os moradores e depois de muita discussão e tomada de decisões, chegou a hora de colocar a mão na massa!

       A intervenção aconteceu em modelo de mutirão, com soluções de baixo custo, realização de pintura lúdica, construção de mobiliários urbanos e sinalização, nas seguintes etapas:

     1. Construção de mobiliário urbano com apoio da Oficina Candô.

     2. Pintura de mural, liderado pelo designer David Shamá e pintura lúdica da praça com apoio das Tintas Coral.

     3. Elaboração da sinalização e acabamentos.

Com a intervenção feita, a celebração aconteceu em um evento festivo na Praça da paz, com apresentações feitas pelas crianças, muitas brincadeiras e comidas. Por fim, a última etapa foi analisar o processo, junto com os moradores e realizar as medições para avaliação de impacto de transformação.

Quer saber ainda mais sobre o projeto? Aqui você pode baixar o relatório.

 

Coletivo Massapê | Recife - PE - Brasil

  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now