encontro da rede de urbanismo colaborativo

Assim como o Massapê, muitos grupos pelo Brasil têm trabalhado ativamente na produção de cidades mais inclusivas, democráticas e ativas. Nos dias 04 e 05 de maio de 2019, tivemos a alegria de nos reunir, em São Paulo, com diferentes representantes dessas organizações para compartilhar experiências, sonhos e desafios e dar início ao desenho de uma nova rede - a  Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo.

 

A criação de uma rede busca potencializar e dar escalabilidade às iniciativas locais de urbanismo colaborativo em todo o Brasil, unindo forças para criar um ambiente mais favorável à participação dos diversos atores da sociedade nos processos de apreensão, tomada de decisão e gestão das cidades.

 

Estavam presentes representantes de grupos de todo o Brasil. Do sul, participou do encontro o coletivo TransLab, de Porto Alegre. Da região sudeste, a organização A Cidade Precisa de Você, de São Paulo. Do Centro Oeste, participaram o Coletivo MOB e o Instituto COURB. Vieram do Nordeste, da cidade do Recife, representantes das organizações Massapê e Inciti. Da cidade de Belém, participou o Laboratório da Cidade, representando a região Norte.

 

Cada um trouxe um pouco das suas experiências de atuação em suas cidades e observando os pontos de convergência, começamos a desenhar um plano de ação coletivo. Em setembro (nos dias 26 e 27) acontecerá o 4º encontro de Urbanismo Colaborativo, organizado pelo COURB e será uma ótima oportunidade para o fortalecimento da rede.

 

Fica ligado nas novidades, vem coisa boa por aí!

Coletivo Massapê | Recife - PE - Brasil

  • Facebook
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now